região

Mata terá sirene para alertar população sobre ataques de quadrilhas

Camila Gonçalves

Foto: Divulgação (Christiano Ercolani - AL/RS)
Representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e do Poder Judiciário compareceram à reunião

Os dois ataques, em menos de um mês, ao comércio e agências bancárias de Mata ainda repercutem na comunidade. Na tarde desta segunda-feira, os deputados Valdeci Oliveira (PT) e Bombeiro Bianchini (PPL), da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Estado, conduziram uma audiência pública para tratar de soluções para evitar crimes como os que ocorreram recentemente e que amedrontaram a população da região. As autoridades de segurança e representantes do Poder Público reuniram-se no CTG Cancela da Tradição, em Mata.

Leia mais sobre os ataques a Mata e a mobilização da comunidade

Além de reforço no policiamento, Mata vai ter uma sirene para alertar a população sobre ataques de quadrilhas. Empresários da cidade estão angariando fundos para investir em segurança, dinheiro que deve ser usado em medidas como a sirene. Segundo o prefeito de Mata, Sérgio Bruning, até agora, a comunidade já doou R$ 6 mil. O alerta sonoro serviria, de acordo com Bruning, para avisar a população de situações de emergência. O dispositivo custa cerca de R$ 4 mil e já foi implantado em cidades como Marau e Agudo. 

- A sirene ficará em um local não divulgado e será acionada pelos órgãos de segurança ou por membros da comissão, pelo celular, até para evitar que as pessoas evitem sair de casa caso aconteçam ataques criminosos - diz o prefeito.

CERCAMENTO ELETRÔNICO
No próximo mês, a comissão deve levantar mais recursos para investimento em câmeras de monitoramento. Hoje, Mata não possui um sistema de cercamento eletrônico. As imagens da última ação criminosa foram obtidas de uma câmera instalada em uma empresa privada. 

Na quarta-feira, o prefeito terá uma reunião com o secretário de Segurança Pública do Estado, Cezar Schirmer. Ele deve levar a ata elaborada na audiência e um pedido de transferência de seis soldados que teriam interesse em morar em Mata. 

- Quando liguei para o secretário um dia após o evento, ele nos disse que um dos obstáculos para direcionar policiais para Mata era o interesse dos brigadianos em mudar-se. Conseguimos três que são daqui e outros três que concordariam em vir a residir em Mata - contou Bruning. 

POLICIAMENTO
O 5º Regimento de Polícia Montada (5º RPMon) da Brigada Militar, com sede em Santiago, abrange 10 municípios da região, incluindo Mata. O regimento cedeu policiais para fazer a segurança noturna da cidade após os ataques, junto com o 2º Batalhão de Operações Especiais (BOE). O comandante do 5º RPMon, major Eldo Amaral Franco, citou pelo menos duas soluções para o problema: o investimento dos pequenos municípios em cercamento eletrônico e a colaboração da comunidade. Uma das características de Mata que atrai ações de quadrilhas, segundo ele, são as rotas de fuga. A colaboração dos cidadãos pode indicar visitantes com atitude suspeita.

MP denuncia ex-namorado pela morte de Andressa Schimidt

O comandante do 1º RPMon, com sede em Santa Maria, tenente-coronel Erivelto Hernandes Rodrigues, também defendeu o investimento em tecnologia como saída à defasagem de policias militares. Um dos exemplos citados pelo comandante foi o município de Toropi, que deveria contar com 12 PMs, mas tem quatro em atividade.

A problemática do efetivo também foi acordada pelo chefe do Comando Regional de Polícia Montada (CRPO) Central, coronel Marcus Vinicius Sousa Dutra. Ele lembrou que o panorama pode ser melhor com a promessa do direcionamento dos 7,1 mil novos soldados para municípios com até cinco policiais. Também participaram da reunião representantes da Polícia Civil e do Poder Judiciário.

OS ATAQUES
O ataque mais recente em Mata aconteceu em 7 de março e teve como alvo duas agências bancárias, duas lojas, uma lotérica e um clube recreativo. Antes disso, em 1º de fevereiro, duas agências bancárias foram atacadas com explosivos e uma terceira foi arrombada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Menino morre após muro desabar sobre ele em Santa Maria

MP denuncia ex-namorado pela morte de Andressa Schimidt Próximo

MP denuncia ex-namorado pela morte de Andressa Schimidt

Polícia/Segurança